quinta-feira, 9 de março de 2017

Blog do Esmael

Se querem reabilitar o PT,  comecem por reabilitar seus dirigentes.  

Blog do Esmael

terça-feira, 7 de março de 2017

Zé Dirceu: “Vocês estão fazendo o que o PT deveria estar fazendo!” – Jornalistas Livres

Zé Dirceu: “Vocês estão fazendo o que o PT deveria estar fazendo!”

Zé Dirceu enviou uma carta a um grupo de militantes organizado pelo whatsapp.
Por Santiago Gómez*, de Florianópolis
O ex-Chefe da Casa Civil do governo Luiz Inácio Lula da Silva, José Zé Dirceu, respondeu numa folha de caderno escolar, uma carta que o grupo de militantes Unidos Contra o Golpe (UCG) enviou para ele na prisão. Dirceu afirma que é preciso organizar as bases, reconhece que o UCG está fazendo o que PT deveria estar fazendo. Compartilha o risco de se centrar na campanha eleitoral, lembrando que deram o golpe na Dilma enquanto o partido tinha a atenção nas campanhas municipais. Pergunta: “Por que não estamos nas ruas com abaixo-assinados pela constituinte e Eleições já, ou contra os juros escorchantes?”. Salienta que o tema central é avaliar a força real.
Sem força real, social e política não vamos a lugar nenhum, repito. O PT realmente é forte, tem base social e eleitoral, Lula é Lula, mas a derrota somada à perda de apoio foi e é grande, agravada pela paralisia, em termos, natural, afinal”. Dirceu afirma que o PT tem que voltar ao governo: “para fazer reformas não só política e de renda, mas da riqueza, herança, fortuna, propriedade!”.
Em agosto de 2015 privaram, preventivamente, Dirceu da sua liberdade no marco da operação Lava Jato. É a sua terceira detenção prolongada. A primeira foi durante a anterior ditadura, a civil-militar, quando ele era um dirigente estudantil universitário; trocaram a liberdade dele e de outros companheiros pela do embaixador dos Estados Unidos do momento, Charles Elbrick. Em 2012, o condenaram a passar quase onze anos na cadeia, tirando a possibilidade dele fazer política. Concederam a prisão domiciliar em 2014 e em agosto de 2015, aqueles que não gostam das provas, mas sim das convicções, mandaram tirá-lo mais uma vez da arena política.
Dirceu respondeu uma carta enviada ao grupo Unidos Contra o Golpe, na sua maioria profissionais liberais, de esquerda, alguns do PT, outros do PCdoB, o PSOL e outros, que estão se organizando para articular força de base contra as forças golpistas, que pediram ao Dirceu uma avaliação e direção sobre o momento político do país e o plano de ação para o futuro. “Resistir e agir, denunciar e defender nosso legado, apresentar alternativas. Os exemplos citados são o caminho, as ocupações das escolas e o apoio real, concreto, dado por vocês! A ação da “Tocha Olímpica”. Essa é a luta que precisamos travar. Sem ela não vamos a lugar nenhum. (…) Temos apoio, vocês mesmos são testemunhas, 100 mil na Paulista, 40 mil no Recife, as pesquisas; agora é aprofundar as lutas, passar da resistência à ação direta, como no senado, nas vigílias, organizar o povo, seguir o exemplo dos secundaristas”.
Ante a falta de direção do PT, que Lula já cobrou no plenário de organização do próximo Congresso em junho desse ano, Dirceu destacou a burocracia do partido que não conseguiu se encontrar após o golpe. “Concordo plenamente sobre os riscos, de novo, de nos iludirmos com as eleições. É um processo difícil, por um lado é um direito e um espaço político fundamental. Lula tem chances reais. Mas, por outro lado, é um risco maior e o impeachment de Dilma diz tudo”. É preciso lembrar, que o impeachment de Dilma aconteceu enquanto a direção do PT tinha a sua atenção voltada para a possibilidade de assegurar cargos, travando, vez por outra, lutas internas.
É preciso cobrar do PT, encontrar no PT, por baixo, via horizontal, aliados, fugir da luta interna, concentrar-se na luta contra os golpistas e na mobilização, na ação, construir um programa alternativo. Ser uma força de oposição real e de pressão real entre nós, dentro de nós, “guerra aos castelos, paz nas choupanas”, salientou o dirigente, uma das pessoas que mais conhece sobre as facções do partido e as consequências das disputas internas.
Guerra aos golpistas e paz entre nós, unidade na ação, na luta, sem ilusões, mas dispostos a retomar não só o governo com luta, mas o poder, para isso, acumular forças de baixo para cima, na luta, na rua, na organização de conselhos, assembleias, reuniões, que devemos organizar para reivindicar, cobrar, dirigir e administrar, começar já organizar o poder popular!” Escreveu ele.
É bom lembrar que no último Plenário preparatório do Congresso do PT, Lula se diferenciou dos economistas do partido que consideram que o desenvolvimento é uma consequência do investimento privado e não o resultado das transferências de recursos desde o Estado aos setores populares para aumentar a demanda e movimentar o desenvolvimento.
Qual empresário vai investir onde a população não tem para comprar?”, perguntou Lula. “Para financiar o Estado de Bem Estar é preciso tributar e por fim à transferência brutal de renda social para o capital financeiro bancário via dívida interna e juros reais de 32% as empresas e consumidores”, afirmou Dirceu, mais uma vez na mesma linha que Lula.
Dirceu, fazendo uma comparação entre o golpe civil-militar e o golpe parlamentar-financeiro que estamos vivendo, afirmou: “Em 73-74, as greves recomeçaram e o MDB elegeu 16 senadores e uma bancada enorme de deputados, nem os líderes da oposição esperavam essa vitória, o povo simplesmente votou contra, como agora nas pesquisas, rejeitam Temer, querem eleições e a maioria que vota – quer Lula na Presidência”.
A carta completa
24/02/17
Consuêlo, Nina, Lenin y Mário
Minha gratidão pela presença solidária e companheira. Boas novas, saudações revolucionárias ao UCG, eu não poderia receber melhor notícia! Um grupo plural, de reflexão e ação, é tudo que necessitamos.
Resistir e agir, denunciar e defender nosso legado, apresentar alternativas. Os exemplos citados são o caminho, as ocupações das escolas e o apoio real, concreto, dado por vocês! A ação da “Tocha Olímpica”. Essa é a luta que precisamos travar. Sem ela não vamos a lugar nenhum (sic). (Desculpe a separação errada).
Não há nada a acrescentar, vocês estão fazendo o que o PT deveria estar fazendo!
Por que não estamos nas ruas com abaixo-assinados pela constituinte e Eleições Já, ou contra os juros escorchantes?
Concordo plenamente sobre os riscos, de novo, de nos iludirmos com as eleições. É um processo difícil, por um lado é um direito e um espaço político fundamental. Lula tem chances reais. Mas por outro lado é um risco maior e o impeachment de Dilma diz tudo. E vocês tocam no ponto principal sem “força real, social e política”…não vamos a lugar nenhum, repito. O PT realmente é forte, tem base social e eleitoral, Lula é Lula, mas a derrota e a perda de apoio foi, e, é grande, agravada pela paralisia, em termos, natural, afinal.
Um ano sem conseguir fazer seu congresso e eleger uma nova direção. Fazer um balanço e definir a política para o novo período histórico que se abriu com o golpe e a regressão pós-neoliberal, e austeridade tardia, o desmonte do Estado e do bem-estar social.
Assim, 18 é uma oportunidade e um risco; agora nosso centro, nossa luta é contra o golpe, por eleições já e constituinte. E a denúncia das contra reformas e da justiça de exceção, sumária e política.
A cumplicidade, omissão, anuência do STF com o golpe e as ilegalidades do aparelho policial-judicial, são gritantes. A mídia retoma seu papel, articula, faz a narrativa, mobiliza e pressiona! Serve ao poder real, aos ricos, à propriedade!
O golpe, por outro lado, tirou a legitimidade do discurso moralista dos MBL, VEM PRA RUA e associados, todos estão já nos “cargos” do governo Temer. A classe média que foi para as ruas, agora é apoiadora de Geddel, Padilha, Jucá, Moreira e cia. De Temer!
Fica evidente a operação contenção da Lava Jato, um “basta” às ilegalidades para salvar o tucanato.
O caráter golpista e anti-PT-Lula da operação não resiste à luz do dia, à verdade.
As pesquisas e Raduan Nassar expressam o momento que vivemos, são extremos que precisam se unir, viver uma catarse!
Isso mesmo. Em 73-74, as greves recomeçaram e o MDB elegeu 16 senadores e uma bancada enorme de deputados, nem os líderes da oposição esperavam essa vitória, o povo simplesmente votou contra, como agora nas pesquisas, rejeitam Temer, querem eleições e a maioria que vota – quer Lula na Presidência.
Isso explica o ódio e o rancor dos procuradores e delegados, as contradições no STF, a postura da mídia: o medo da volta de Lula e da revolta popular.
Mas voltar para o governo para quê, para além de fazer justiça, restabelecer a legalidade, a democracia? Aqui entra a força real, social e política, para fazer reformas não só política e de renda, mas da riqueza, herança, fortuna, propriedade! A tributária, urbana, bancária. No modo de produzir e viver. Na energia, nos transportes, na agricultura, para sobreviver ao risco ambiental da Humanidade. Um programa democrático revolucionário, de democracia política, participativa, comunitária, direta. Colocando sob controle social os serviços públicos, as Empresas públicas, democracia social e econômica, não só com uma tributação progressiva, mas com uma economia Estatal, mista, solidária, cooperativa e com a participação nas Empresas privadas.
Para financiar o Estado de Bem Estar é preciso tributar e pôr fim à transferência brutal de renda social para o capital financeiro bancário via dívida interna e juros reais de 32% as empresas e consumidores.
Já me alonguei demasiado e minha letra piora!
Vocês estão no caminho certo, é preciso articular com outros grupos, vou ajudar!
Tenho escrito análises e textos, vou fazer chegar a vocês.
É preciso cobrar do PT, encontrar no PT, por baixo, via horizontal, aliados, fugir da luta interna, concentrar-se na luta contra os golpistas e na mobilização, na ação, construir um programa alternativo.
Ser uma força de oposição real e de pressão real entre nós, dentro de nós, “guerra aos castelos, paz nas choupanas”.
Guerra aos golpistas e paz entre nós, unidade na ação, na luta, sem ilusões, mas dispostos a retomar não só o governo com luta, mas o poder, para isso acumular forças de baixo para cima, na luta, na rua, na organização de conselhos, assembleias, reuniões, que devemos organizar para reivindicar, cobrar, dirigir e administrar, começar já organizar o poder popular!
Temos apoio, vocês mesmos são testemunhas, 100 mil na Paulista, 40 mil no Recife, as pesquisas; agora é aprofundar as lutas, passar da resistência à ação direta, como no senado, nas vigílias, organizar o povo, seguir o exemplo dos secundaristas.
Abraços Zé
* Correspondente Agência Paco Urondo no Brasil
Mídia democrática, plural, em rede, pela diversidade e defesa implacável dos direitos humanos.
Zé Dirceu: “Vocês estão fazendo o que o PT deveria estar fazendo!” – Jornalistas Livres

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Osvaldo Russo: A história do PT não acabou | Partido dos Trabalhadores

Pode se fazer o bom debate com argumentação crítica sem jogar para o público anti petista. Lamentavelmente algumas lideranças e agrupamentos aproveitam se de pautas que além de afetar o setor majoritário, o que é legítimo, em muitos casos, no entanto, permitem a distorção calculada pelos interessados em minar o partido .  

Osvaldo Russo: A história do PT não acabou | Partido dos Trabalhadores

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Humberto Costa: é hora de assumir a corrupção do PT | VEJA.com

Não dá pra aguentar esse discurso. Generalizou se e foi encampado por diversos setores. O PT está se perdendo nessa linha. 

Humberto Costa: é hora de assumir a corrupção do PT | VEJA.com

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Altamiro Borges: A "saudade de Lula" em um quadro de crise

Altamiro Borges: A "saudade de Lula" em um quadro de crise: Por Luis Nassif, no Jornal GGN : Peça 1 – a nostalgia de Lula Como era previsível, há total incapacidade das forças que planejaram o golpe ...

Altamiro Borges: Falido e espoliado, RJ vira terra de ninguém

Altamiro Borges: Falido e espoliado, RJ vira terra de ninguém: Por Bepe Damasco, em seu blog : Há poucos anos o governo do estado do Rio de Janeiro enchia as burras de dinheiro com o recebimento de roya...

Altamiro Borges: O papel de Lula na atualidade

Altamiro Borges: O papel de Lula na atualidade: Por Mino Carta, na revista CartaCapital : Do velório de Marisa , mulher e companheira de Lula, saí entristecido e amargurado, e ainda ec...

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

6º Congresso será intitulado de Marisa Letícia Lula da Silva | Partido dos Trabalhadores

Mais do que justa a homenagem que se presta à eterna primeira dama do Partido dos Trabalhadores e do Brasil, Dona Marisa Letícia Lula da Silva. Será mais completa ainda se Lula for conduzido à presidência do PT e fazer tremer àqueles  que concorreram para a morte prematura da sua, e nossa, inesquecível companheira. 
Marisa Letícia , Presente!  


6º Congresso será intitulado de Marisa Letícia Lula da Silva | Partido dos Trabalhadores

Altamiro Borges: A tática para derrotar o governo golpista

Altamiro Borges: A tática para derrotar o governo golpista: Por José Reinaldo Carvalho, no site Vermelho : Com as eleições às mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, a designação das ...

Leia na íntegra a fala de Lula durante o velório de dona Marisa | Partido dos Trabalhadores





Não é só derrotar politicamente; é humilhar, privar de recursos, massacrar, punir exemplarmente àquele (a) que com seu exemplo de vida , trabalho e luta, provou que sim, nós podemos.


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um discurso emocionado durante o velório de sua esposa, dona Marisa Letícia Lula da Silva, no último sábado (4), na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP).
Lula relembrou do esforço de Marisa em cuidar dos filhos enquanto o líder político precisava se ausentar. Além disso, destacou que sempre recebeu apoio e solidariedade da mulher em suas decisões. “Ela tinha muito mais importância que os ministros”, frisou.
A importância de Marisa, disse Lula, será eterna em sua vida. “Eu vou continuar agradecendo a Marisa até o dia que eu não puder mais agradecer. Até o dia que eu morrer”.




Leia e assista na íntegra:
Leia na íntegra a fala de Lula durante o velório de dona Marisa | Partido dos Trabalhadores

A última jornada das FARC | Brasil 24/7

Preocupa o destino que terão os futuros ex-guerrilheiros, com o processo de paz se encerrando num contexto bem diferente daquele do seu início. 

A última jornada das FARC | Brasil 24/7

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Anderson Dalecio: A militância e o seu papel decisivo | Partido dos Trabalhadores

Texto honesto e objetivo que denuncia a ausência do PT no cotidiano dos  militantes e, por conseguinte, do seu "público alvo", os trabalhadores .  . Sedes fechadas, igrejas lotadas . 

Anderson Dalecio: A militância e o seu papel decisivo | Partido dos Trabalhadores

O MAQUINISTA ALQUIMISTA

Se estava nos  cálculos de Ciro Gomes o efeito que  provocou no Partido dos Trabalhadores ao afirmar que seria uma traição participar em chapa composta por golpistas, demonstrou o quanto é sagaz e maquiavélico no melhor sentido que o termo pode comportar.
No plano provincial expôs a fragilidade do bloco no PT cearense, no qual se inclui o senador José Pimentel,  que se opõe ferozmente ao seu grupo político. E no plano nacional, para desgosto maior da deputada Luiziane Lins, liderança maior daquele segmento, emparelhou o PT na locomotiva do PDT.
Lula , no momento mais difícil de sua vida púbica e pessoal , sai muito abalado desse processo. Junto com ele , o PT. 
link
Nada menos que traição
PT define apoio ao PDT

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

PSOL comemora prisão de Cunha; "Brasil vai avançando", diz Chico Alencar - Notícias - Política

Vamos lá que  E Cunha é um facínora merecedor de sanções entre elas a prisão por diversos motivos. A reação do PSOL, no entanto, nos dá a medida da estatura de sua nano política. Como se pode dizer que o Brasil está "avançando" se o governo golpista, expressão de um retrocesso democrático, juntamente com a lava jato, está desmontando o país e retirando direitos ?

Partido da Moral e dos Bons Costumes tisnado de esquerda.  

PSOL comemora prisão de Cunha; "Brasil vai avançando", diz Chico Alencar - Notícias - Política

Lula: “tenho convicção de que tem dedo estrangeiro na Lava Jato” | Brasil 24/7

Enquanto petistas se engalfinham numa polêmica bizantina, mesquinha e estéril, sobre ocupar ou não os espaços nas instâncias do legislativo, Lula aponta muito corretamente qual o espaço da disputa real e consequente : os movimentos sociais.   

Lula: “tenho convicção de que tem dedo estrangeiro na Lava Jato” | Brasil 24/7

“A culpa é do Putin!” - A guerra midiática do Ocidente e a demonização da Rússia, por Frederico Füllgraf | GGN

Lendo esse brilhante artigo, é possível que o brasileiro de esquerda possa se perguntar por que o governo petista não fez o mesmo que Putin , investindo pesadamente em mídia estatal e pública para contrapor se às investidas do PIG Malgrado as falhas e vacilações petistas nessa área, são duas situações diversas. 



Putin consolidou suas bases entre a população que vivera sob o estado de bem estar social ao tempo do regime soviético e conheceu a desgraça que o neoliberalismo causou.    A história vivida neutralizou grande parte dos efeitos da propaganda ideológica ocidental ´na mentalidade do  povo não dando tempo de sabotar lhe as lembranças. 



Bem diferente do Brasil  . 

“A culpa é do Putin!” - A guerra midiática do Ocidente e a demonização da Rússia, por Frederico Füllgraf | GGN

Teoria da conspiração ou paranoia | GGN

Nem paranoia nem teoria ...É conspiração de verdade ; a céu aberto e com tempo fechado 

Teoria da conspiração ou paranoia | GGN

Lula: 6º Congresso deve fazer com que o povo volte a ter esperança no PT | Partido dos Trabalhadores

PT Urgente! Lula Presidente!

Caso Lula não seja conduzido à presidência do PT pelo 6° Congresso, será perdida uma preciosa oportunidade de refazer a combinação que desperta ódio e medo à elite ; Lula e o PT !

Tudo fizeram e fazem para mantê-los separados, como parecem estar agora . Presidente de Honra é um cargo  mais decorativo do que rainha da Inglaterra .

Será uma desonra, na verdade.

Lula: 6º Congresso deve fazer com que o povo volte a ter esperança no PT | Partido dos Trabalhadores

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Por uma intelectualidade não elitista - Jornal Correio do Brasil

O Partido dos Trabalhadores está fechando um ciclo de sua história, podendo ser um continuador de si mesmo  ou definhar na rotina do cretinismo parlamentar.  
Por uma intelectualidade não elitista - Jornal Correio do Brasil